Navegar para Cima
Iniciar sessão
Livros Recomendados
O Plano Regional de Leitura (PRL) surge como complemento do Plano Nacional de Leitura (PNL), contemplando obras de autores ou de temática açoriana que não estejam incluídas na listagem nacional.
 
O PRL não se esgota na lista que agora se apresenta, complemento da indicada anteriormente, entendendo-se o mesmo como um processo dinâmico, que acompanha a evolução da literatura nacional e regional.
 
CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DA LISTA:
 
- Álbuns cuja qualidade estética permita, aos pré-leitores e leitores iniciais, um desenvolvimento harmonioso da sua sensibilidade, imaginação e inteligência;
- Obras narrativas, líricas e dramáticas, de complexidade progressiva, que ofereçam uma leitura literária;
- Obras clássicas de leitura infantil e juvenil, assim como narrativas provindas do património tradicional;
- Livros de natureza informativa marcados pelo rigor e adequação aos públicos infantil e juvenil;
- Livros de atividades que potenciem uma leitura funcional;
- Livros que, pelo seu conteúdo, possam ir ao encontro de projetos definidos em ambiente escolar ou similar.
 

​ 



O Plano Regional de Leitura (PRL) tem como objectivo, entre outros, a promoção da leitura de autores açorianos e/ou de obras sobre os Açores, que tenham, essencialmente, como público os alunos do ensino básico e da educação pré-escolar. As editoras, outras entidades, ou escritores com edição de autor, que possuírem obras que se enquadrem neste âmbito, e que não façam parte da lista do Plano Nacional de Leitura (PNL), deverão proceder à inscrição das mesmas nesta ligação, até ao dia 31 de maio de 2014, para serem sujeitas a análise por parte da Comissão Científica do PRL, e remeter três exemplares para o seguinte endereço:
 
Plano Regional de Leitura
Direção Regional da Educação
Paços da Junta Geral – Carreira dos Cavalos
9700-167 Angra do Heroísmo
 
Informam-se as editoras e livrarias que podem solicitar à Direção Regional de Educação e Formação (DREF), através do endereço dref.prl@azores.gov.pt, o autocolante do logótipo do Plano Regional de Leitura (PRL) para ser afixado na capa dos livros da lista proposta pelo PRL. Deverão mencionar a quantidade pretendida e a DREF, de acordo com a sua disponibilidade, encarregar-se-á de lhes fazer chegar os autocolantes.